Deixe um comentário

Clima no Japão

Uma das características do clima no Japão é que as quatro estações são muito bem definidas. Desde o norte até o sul, o Japão cobre uma área de 25 graus de latitude e, durante o inverno, seu clima é influenciado por ventos sazonais que vêm do Oceano Pacífico. Apesar de possuir território pequeno, o Japão é caracterizado por apresentar os quatro padrões climáticos.

Hokkaido, com seu clima subártico, apresenta uma temperatura média anual de 8ºC e recebe uma precipitação anual de 1.150 mm. O lado do Oceano Pacífico no Japão, desde a região de Tohoku no norte de Honshu até Kyushu, encontra-se na zona temperada, e seu verão é quente, influenciado pelos ventos sazonais do Pacífico. A parte do território próxima ao Mar do Japão apresenta, durante a época mais fria, tempo com muita neve e chuva, com ventos úmidos que adentram o continente e são interrompidos pelos Alpes Centrais, antes que cheguem ao centro do Japão. As ilhas da província de Okinawa, mais ao sul, encontram-se em área com clima subtropical e apresentam temperatura média anual de 22ºC, e recebem uma precipitação de 2.000 mm.

Primavera (março, abril e maio)

primavera no JapãoQuando o inverno se aproxima do seu final, a temporada de ventos frios que vêm do continente se torna mais fraca e intermitente. Nessa época, as massas de ar de baixa pressão oriundas da China adentram o Mar do Japão; esse fenômeno ajuda a fortalecer os ventos quentes que vêm do sul em direção a essa zona de baixa pressão. O primeiro desses ventos se chama haru ichiban. Enquanto ele anuncia a chegada da primavera mais amena, ele pode causar avalanches quando atravessam as montanhas em direção ao Mar do Japão e, ainda, são responsáveis pela oscilação de temperatura e de queimadas nessa época.

No início da primavera, as ameixeiras começam a desabrochar, seguidas pelo desabrochar dos pessegueiros. Nos últimos dez dias de março, começa o desabrochar das flores das cerejeiras, o que é muito festejado pelos japoneses.

Verão (junho, julho e agosto)

verão no JapãoAntes da chegada do clima tipicamente de verão, o Japão passa por um período bastante úmido e chuvoso conhecido como tsuyu. De maio a julho, surge uma massa de ar fria com alta pressão acima do Mar de Okhotsk até o norte do Japão, enquanto acima do Oceano Pacífico surge uma massa de ar quente com alta pressão e ar úmido. As áreas em que as massas quentes e frias se encontram, conhecidas como baiu zensen, ou “frente chuvosa”, geralmente são caracterizadas por zonas de baixa pressão e ar quente. Portanto, o baiu zensen, que se estende do sudeste da China até o arquipélago japonês, é responsável pelos prolongados períodos chuvosos e de tempestade no país.

Após meados de julho, as massas de alta pressão sobre o Oceano Pacífico se tornam predominantes e a temporada chuvosa chega ao seu final, enquanto o baiu zensen segue em direção ao norte. Os ventos sazonais que chegam do Oceano Pacífico trazem o calor e o ar úmido ao Japão, fazendo com que a temperatura se eleve a mais de 30ºC nesse período.

Outono (setembro, outubro e novembro)
outono no JapãoApós o final do verão até setembro, o Japão é costumeiramente atingido por tufões. Esses tufões se formam a partir de grandes massas de ar tropical de baixa pressão no Pacífico Norte, entre as latitudes de 5 e 20 graus, e são fenômenos semelhantes aos furacões e ciclones em outras partes do mundo. Quando um tufão começa a ganhar forma, ele gradativamente se dirige ao norte. A cada ano, durante esse período, cerca de 30 tufões se formam, e em média quatro deles atingem o Japão, as vezes causando grande destruição.

Após meados ou finais de outubro, o Japão apresenta tempo claro; nem quente, nem frio. O país permanece com tempo bom até o início de novembro. Muitas árvores ganham as cores do outono, fazendo dessa época do ano, juntamente com o verde da primavera, uma estação realmente encantadora.

Inverno (dezembro, janeiro e fevereiro)

inverno no JapãoPróximo ao final de novembro, ventos sazonais frios começam a soprar sobre o Japão vindos do continente. Esses ventos que vêm do norte carregam a umidade sobre o Mar do Japão e se precipitam em forma de chuva e neve no lado oeste do Japão, mas são impedidos de chegarem ao leste por causa da cadeia de montanhas que cortam a parte central do país. A região de Hokuriku (províncias de Fukui, Ishikawa, Toyama e Niigata), que está de frente ao mar do Japão e é separada de outras partes do país pelas altas montanhas, é especialmente conhecida pelas suas fortes nevascas.

Em contraste, o lado do Pacífico geralmente apresenta tempo com céu claro durante o inverno. Em Tóquio, apesar do céu claro, a média da temperatura no inverno é de 5ºC, uma diferença de 25ºC da temperatura média do verão que é de 30ºC.

As ilhas da província de Okinawa ao sul apresentam clima subtropical com temperaturas menos oscilantes durante as estações. As temperaturas no inverno são bem mais moderadas ali do que em outras regiões do Japão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: