Deixe um comentário

10 lições sustentáveis que o Japão pode ensinar ao mundo

japao sustentávelSustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

O Japão tem algumas atitudes importantes que ajudam na sustentabilidade e poderia ser aprendido por muitos outros países. Confira algumas delas:

Coleta seletiva de lixo
Todo cidadão separa os lixos, em sacolas de cores diferentes, que são recolhidos em dias separados. Há uma cartilha que ensina sobre a separação e coleta do lixo em diversos idiomas. Não há como não seguir as regras.

O Japão é um dos países que mais recicla lixo no mundo. Cerca de 80% do seu lixo é reciclado. A campanha do governo para “gomi zero” (lixo zero) contém tópicos como:

  • Não compre artigos que você acabará jogando fora mais tarde;
  • Use artigos que podem ser reutilizados muitas vezes;
  • Separe seu lixo cuidadosamente e recicle artigos que são reutilizáveis.

Destino correto do lixo
A separação correta do lixo facilita a destinação correta, o lixo é enviado para usinas de tratamento onde é separado por categoria e depois encaminhado para as indústrias onde será reaproveitado.

O lixo que não é reciclado vai para os incineradores, produzindo monóxido de carbono (CO). O monóxido de carbono, por sua vez, apresenta poder calorifico, isto é, pode ser queimado para gerar energia.

Utilização de fontes de energia renováveis
japao sustentávelAs grandes empresas japonesas já utilizam em suas plantas equipamentos que fazem uso de energia eólica ou solar. E as residências que instalarem o sistema de energia solar terão subsídios do governo com prazos mais longos de pagamento do equipamento, que ainda é bem caro.

Dependendo das condições da natureza, se a empresa ou residência captou mais energia que o seu consumo no mês, a empresa de energia local compra esse excedente, gerando lucro para quem tem o sistema instalado.

Utilização de novas fontes de combustível automotivo
No Japão, há vários anos já se utiliza o veículo híbrido, movido à gasolina e energia elétrica. São veículos de luxo, espaçosos e com grande autonomia. A bateria é recarregada em uma tomada comum em casa.

Como o carro elétrico ainda tem um custo mais elevado que o convencional, o governo concede subsídios atraentes para empresas que usam muito os automóveis, como vendedores e profissionais que prestam assistência técnica, por exemplo.

Economia de água e energia
japao sustentávelAs crianças aprendem na escola a ter consciência do uso correto da água e energia elétrica. É raro ver alguém lavando a calçada ou o carro com mangueira. O carro é lavado nos postos de gasolina e nos lava-rápidos, e as ruas são tão limpas que nem é preciso lavar a calçada. Todas as lâmpadas de casa são fluorescentes, bem mais econômicas.

Respeito ao meio ambiente
japao sustentávelAs ruas são impecavelmente limpas, não existem garis, pois todos respeitam e seguem as normas, não jogando lixo nas ruas. Os moradores do condomínio ou do quarteirão fazem um mutirão de limpeza, fazendo uma faxina na rua onde moram. Os rios são todos limpos, e nos fins de semana, geralmente, as pessoas praticam esportes aquáticos e pescaria.

Preferência pelo transporte coletivo
As cidades japonesas são dotadas de um excelente sistema de transporte coletivo, com trens, metrôs, ônibus e, em algumas cidades do interior, o bondinho. Também se utiliza muito a bicicleta para quem trabalha ou estuda perto de casa. O carro é usado somente nos finais de semana.

Preocupação com a poluição
Nas grandes cidades, foi proibido o tráfego de veículos movidos a óleo diesel. Os caminhões não podem entrar nas áreas metropolitanas, somente veículos leves de carga, elétricos ou movidos à gasolina.

Uso da tecnologia em favor do meio ambiente
O governo, preocupado com as questões ambientais, concede incentivo às indústrias para que desenvolvam produtos ou métodos de sustentabilidade.

Casas sustentáveis
japao sustentávelAs novas casas com arquitetura moderna são dotadas de sistemas de economia de energia elétrica, com sensores de presença, que fazem com que as luzes se apaguem quando não há ninguém no ambiente. Também são instalados reservatórios para captação de água da chuva, utilizada para regar as plantas do jardim e descarga para o banheiro.

Essas 10 lições são medidas simples que podem facilmente ser implantadas em qualquer lugar. O que ainda falta para muitas pessoas é a conscientização de que somente nós mesmos poderemos mudar essa situação.

Se você mora no Japão, deve estar colaborando em muitos destes aspectos, mas se você não mora e não tem uma estrutura cultural e governamental que apoie, que tal começar você a fazer a diferença?
Fonte: IPC Digital com Coletivo Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: