Deixe um comentário

Como ficam os estudos quando se volta ao Brasil

estudos na volta ao brasilEste guia, traz algumas informações importantes sobre a vida escolar no Japão e sobre os procedimentos que deve ser adotados num possível retorno ao Brasil.

Ao voltar ao Brasil
Quando do regresso ao Brasil, deve-se obter da escola japonesa certificado dos estudos cursados pelo aluno. Esse certificado deve ter a assinatura (ou carimbo) do diretor da escola. Em seguida, deve ser levado ao Ministério das Relações Exteriores do Japão (Gaimusho), para o reconhecimento da assinatura do diretor da escola.

Após o reconhecimento pelo Gaimusho, o documento escolar deverá ser levado ao Consulado do Brasil para validação, para que tenha efeitos legais em território brasileiro.
Ao chegar no Brasil, o documento escolar deverá ser traduzido para o português para apresentação ao estabelecimento de ensino em que o aluno venha a ser matriculado (indagar antes junto à instituição se é necessária a assinatura de tradutor juramentado).

Educação especial
O subsídio para educação especial (tokubetsu shien gakkoo) é oferecido a pais ou responsáveis de alunos da pré-escola, e estudantes que frequentam as escolas de ensino especial da província, município ou particular. O valor da ajuda cobre parte das despesas com material, refeição e transporte. Informações na Divisão de Apoio à Educação Especial ou na escola onde estuda.

Escolas e instituições de ensino brasileiras

  • Ensino Fundamental e Médio

Instaladas no Japão, especialmente nas províncias com grande concentração de brasileiros. Várias dessas escolas foram homologadas pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) e os certificados emitidos por elas são aceitos para todos fins de direito. Elas seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais, ou seja, ministram os cursos obrigatórios em instituições educacionais no Brasil, além do idioma japonês.
O currículo de algumas dessas escolas foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão, habilitando seus alunos a prestarem vestibular para universidades japonesas, desde que concluam 12 anos de estudo.

  • Escolas técnicas
    No momento a única homologada pelo MEC a oferecer ensino de nível técnico de formação de massoterapia é o IMEC, de Nagoia. O curso de mecânica da Toyota, em Aichi, foi uma conquista do governo brasileiro para a formação de mecânicos de alto nível, preparados para o mercado de trabalho brasileiro.
  • Universidades
    Há universidades brasileiras que oferecem vários cursos, na modalidade semipresencial ou web, com polos nas principais cidades onde há concentração de brasileiros.

Documento escolar
A legalização de diplomas e documentos emitidos por uma instituição brasileira homologada pelo MEC pode ser feita diretamente nos consulados. A assinatura do diretor da escola deverá estar cadastrada no consulado correspondente à jurisdição da escola para a solicitação do reconhecimento de firma.
Se for legalizar documento de escola brasileira não homologada pelo MEC, o certificado escolar deve ser levado primeiramente para um Notário Público japonês (koshoyakuba) antes de ser legalizado no consulado. A lista de Notários Públicos cadastrados pode ser encontrada na homepage dos consulados.
Se o documento escolar estiver em japonês, este deverá ser traduzido para o idioma português para apresentação ao estabelecimento de ensino em que o estudante venha a ser matriculado.

Exame Supletivo
Anualmente, o Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil aplicam os exames supletivos (Encceja) em nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Médio. No primeiro caso, o interessado deve ter mais de 15 anos; no segundo, mais de 18 anos.
A inscrição é gratuita e realizada online. As provas são aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os exames de 2016 ainda não tem data determinada. Acompanhe pelo site.
Fonte: IPC Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: