Usuários poderão fazer matricula do filho na creche ou cadastro em benefícios do governo
O governo japonês anunciou um novo sistema que promete facilitar procedimentos burocráticos a partir de 2017.
Moradores do arquipélago poderão utilizar o cartão do sistema My Number para realizar procedimentos como a matricula do filho na creche e cadastro em benefícios do governo sem a necessidade de comparecer a uma prefeitura.
De acordo com uma reportagem do jornal Yomiuri, o sistema de reconhecimento de identidade deve funcionar ao aproximar o cartão do sistema no aparelho telefônico.
O uso do My Number em procedimentos bancários ainda depende da adesão e do sucesso nos testes das instituições financeiras. Por enquanto, o Banco de Gunma (Gunma Bank) anunciou que está estudando as possibilidades e que testes serão realizados a partir de março do próximo ano.
Se for aprovado, os usuários da instituição financeira poderão utilizar o cartão como identificação no celular, o que servirá para solicitar envios de dinheiro e outros procedimentos.
No entanto, o sistema deve funcionar apenas em alguns smartphones específicos. A operadora NTT Docomo disse que a leitura dos cartões será possível em aparelhos produzidos pela fabricante Sharp Corporation.
Outras operadoras também estão analisando a venda de aparelhos que permitem a tecnologia e, com o tempo, o número de modelos deverá ser ampliado.
Fonte: Alternativa