Deixe um comentário

Inverno no Japão será mais frio que o normal por causa do fenômeno La Niña, diz Agência

Equipamentos de observação detectaram queda na temperatura da água no leste do Oceano PacíficoInverno no JapãoO inverno japonês, que começa oficialmente em 22 de dezembro, poderá ser mais rigoroso que o nornal no arquipélago.

Na segunda-feira (11), a Agência de Meteorologia do Japão (JMA) informou que o fenômeno La Niña foi detectado no leste do Oceano Pacífico.

Equipamentos de observação detectaram queda na temperatura da água na costa do Peru. A temperatura vem caindo constantemente desde agosto e está em 24ºC, o que é 1,1ºC a menos do que a média dos últimos 30 anos.

Ainda não há confirmação, mas a Agência acredita que essa variação de temperatura é um indicativo da ocorrência do La Niña, um fenômeno que costuma ser registrado de dois a sete anos.

O La Niña provoca uma série de consequências no clima em diversos pontos do planeta.

Quando o fenômeno ocorre, algumas regiões do Brasil e Austrália registram mais chuvas que o comum e o frio se intensifica na costa oeste dos Estados Unidos e também no Japão.

De acordo com uma reportagem do jornal Mainichi, o efeito pode provocar uma maior ocorrência de neve nas regiões próximas ao Mar do Japão. Outro ponto é a queda de temperaturas no arquipélago, devido a um fenômeno de pressão atmosférica baixa no leste e alta no oeste no Pacífico, que ocorre como consequência da água mais fria no oceano.

Quando o fenômeno La Niña foi registrado em 2010, nevascas fora do comum atingiram várias regiões do Japão em janeiro de 2011, inclusive no oeste do país, deixando estradas intrafegáveis.
Fonte: Portal Mie

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: