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Montadoras japonesas ainda continuam enfrentando escassez de semicondutores

Por causa desse problema ainda sem solução, todas fizeram revisão de vendas reduzindo os números iniciais

As 7 montadoras do Japão divulgaram suas previsões de lucros consolidados para o ano fiscal que termina em março de 2023 e todas revisaram suas vendas para cima. Refletindo a desvalorização do iene, seis delas, exceto a Toyota, também revisaram seu lucro operacional e lucro líquido para cima.

Por outro lado, as previsões de vendas foram revisadas para baixo por seis fabricantes, não incluindo a Suzuki. Enquanto não há perspectiva de resolver o grave problema da escassez de semicondutores, cada montadora de automóveis está tentando pensar em maneiras de mudar projetos e rever os modelos que vendem, mas a expectativa é que a situação difícil continue.

Todas as montadoras deverão fechar seus balanços com lucros acima do planejado por causa da variação cambial favorável para elas, devido à desvalorização do iene.

O diretor e executivo sênior da Mazda, Katsuhiro Moro, explicou: “Embora não tenhamos conseguido aumentar o número de unidades produzidas devido aos problemas com a cadeia de suprimentos, avançamos na melhoria da lucratividade”.

As vendas anuais da Suzuki para o ano fiscal que termina em março de 2023 devem ultrapassar 4 trilhões de ienes pela primeira vez. Toshihiro Suzuki, presidente da empresa, disse: “Os resultados financeiros foram bons, mas são resultado de esforços como reorganizar a produção em meio à escassez de semicondutores“.

A Toyota deixou inalteradas suas projeções para lucro operacional e lucro líquido. A montadora espera um aumento nos lucros devido à deterioração da moeda japonesa e à redução de custos, mas a queda nas vendas e nos custos associados ao fim da produção na Rússia pressionarão os custos para baixo.

Seis empresas revisaram seus números de vendas globais para baixo. A Nissan reduziu a produção em 300 mil unidades, para 3,7 milhões de unidades. “As interrupções na cadeia de suprimentos estão melhorando, mas o ritmo de recuperação é mais lento do que o esperado”, disse Makoto Uchida, presidente da empresa.

Por outro lado, “a carteira de encomendas nos EUA continua em um nível alto”, disse Tomomi Nakamura, presidente da Subaru.

A Honda teve o número de veículos produzidos no período entre abril e setembro deste ano, voltados para o mercado interno. Já a Mitsubishi teve que reduzir tanto os para o mercado interno quanto no exterior.
Fonte: Portal Mie com NewSwitch

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